domingo, 26 de janeiro de 2014

Imagina na Copa - Obras da Copa do Mundo no Qatar já mataram mais de 380 pessoas

Enquanto no Brasil manifestantes invadem as ruas para questionar os valores investidos na Copa do Mundo, no Qatar, país do Oriente Médio, um levantamento aponta números assustadores. Mais de 382 mortes foram confirmadas em obras para a Copa de 2022, segundo números do jornal The Guardian

Os dados divulgados no Brasil pela revista Exame apontam ainda que 185 trabalhadores morreram só no ano passado. Além de operários do Qatar, há também pessoas da ÍndiaPaquistão e Sri Lanka

As informações preliminares apontam que as causas das mortes seriam longas jornadas de trabalho e falta de segurança e infraestrutura adequada. 

The Guardian denunciou ainda que certas situações podem ser consideradas como trabalho escravo. Os passaportes dos operários estariam sendo confiscados e os salários retidos. 

A primeira posição da Fifa sobre o assunto é de que irá pressionar o ministro do trabalho do Qatar para resolver a situação. O Ministério do Trabalho informou que 99% das empresas estão cumprindo a lei. 

Caso a situação não seja resolvida, podem morrer até o fim das obras cerca de 4 mil trabalhadores imigrantes, conforme apontou o relatório da Internacional Trade Union Confederation.
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário