domingo, 19 de janeiro de 2014

Engenheiro cria sabonete de cerveja

só falta skol, brahma, bud, stella...
Formado e dono de uma empresa na área de engenharia mecânica, Bruno Lopes se viu obrigado a voltar a estudar fórmulas e se debruçar em cima de livros em julho do ano passado. O objetivo: aprender a fabricar sabonetes caseiros. Mas não poderia ser qualquer sabonete. A ideia do engenheiro de 30 anos era incorporar uma das suas grandes paixões, a cerveja, ao novo negócio. Até chegar ao resultado final, a Confraria Beer Soap, aberta há duas semanas, Bruno diz ter feito mais de 30 lotes de teste, um gasto em torno de R$ 5 mil.
Lopes conta que a origem do novo negócio veio após começar a fazer barba com navalha reta. “Visitando uns blogs para aprender a afiar a navalha, vi que vários ensinavam a fazer um sabonete próprio para barbear. Nessa procura eu vi que bastante gente faz com cerveja de forma artesanal, com Guinness, Brookyn. Comecei a fazer.” Só que entre começar a fazer e fazer de fato, o engenheiro levou um tempo.
“Comprei alguns livros, queria saber como fazia a minha fórmula, entender cada óleo. Conheci softwares que facilitaram na questão do cálculo de quanto de base alcalina você precisa, fiz uma planilha que te dá as propriedades do sabonete, de dureza, hidratação, se faz espuma, é bem legal. Aí fiz todo esse estudo”, diz. Esse estudo, de acordo com Bruno, poderia ser mais simples se ele utilizasse produtos sintéticos ou químicos, o que ele não faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário