sábado, 4 de outubro de 2014

Teletransporte virtual: óculos permite usuário viajar sem sair do lugar



A realidade virtual chegou ao turismo. A rede de hotéis Marriott disponibilizou uma cabine com um Oculus Rift, em Nova Iorque, para que seja possível navegar, a partir do display, por diversos locais do mundo em apenas frações de segundos. Com gráficos realistas, tudo é feito para a pessoa acreditar que está no local, o que requer também estrutura física que completa a mistura de sensações.

O “teletransportador” leva os usuários a uma turnê por oito lugares cobiçados, como Havaí e Londres. A criação das imagens projetadas nos olhos dos participantes envolveu o mesmo estúdio do filme "Gravidade" (2013), que ganhou o último Oscar de efeitos visuais. Mas as sensações vão além do cinema.

Quem teve oportunidade de experimentar a tecnologia descreveu, por exemplo, o cheiro quente da praia e o vento frio da capital britânica. Chamada pelo hotel de “primeira experiência de viagem virtual”, a cabine inclui também fone de ouvido, borrifo de água, rampas que se movem sob os pés e outros truques para incrementar a vivência proporcionada pelos óculos de realidade virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário