terça-feira, 17 de junho de 2014

Rival do Snapchat, Slingshot é lançado oficialmente pelo Facebook



Depois de aparecer antes da hora na App Store, o Slingshot (estilingue, em inglês) chegou nesta terça-feira oficialmente às lojas de aplicativos do Android e do iOS. Com jeito de concorrente do Snapchat, o programa foi criado nos Creative Labs do Facebook e permite enviar para outras pessoas fotos e vídeos curtos, que desaparecem depois da primeira visualização.
A base do funcionamento é quase idêntica ao do já popular rival, mas há alguns detalhes que tornam o novo app um tanto diferente tanto do concorrente quanto do velho e finado Poke. O principal está na forma de visualização de conteúdo: você só pode ver o conteúdo recebido depois que enviar uma imagem ou um clipe em troca.
A ideia, segundo os desenvolvedores do aplicativo, é fazer todos colaborarem, como eles mesmos escreveram em post no blog do Slingshot. “Quando todos participam, há menos pressão e mais criatividade”, acreditam eles.
Além disso, ao contrário do que acontece no Snapchat, tudo que aparece na “linha do tempo” é exibido por tempo indeterminado. As fotos e os vídeos só são eliminados de vez quando o usuário os arrasta para o lado, de forma que o conceito básico do concorrente até é seguido, mas com esse leve diferencial que deve tornar o uso do app menos “urgente” – a pessoa não precisa se preocupar em "ingerir" a informação rapidamente, já que ela segue na tela.
Fora esses dois pontos, o resto do aplicativo do Facebook é extremamente parecido com o do programa com o qual visa concorrer. Ao abri-lo, o usuário se depara com a câmera, que obviamente é usada para fotografar ou filmar – um toque captura a imagem, enquanto manter a tela pressionada ativa a gravação do vídeo.
O usuário ainda pode fazer alguns rabiscos ou escrever algo na tela antes de abrir a lista de contatos, pela qual ele seleciona um ou vários amigos para enviar o conteúdo. Um detalhe aqui é o botão “Select All” para selecionar e enviar para todas as pessoas, algo inexistente no Snapchat.
O Slingshot está disponível, por ora, apenas na Play Store e na App Store norte-americanas, segundo comunicado da equipe de desenvolvimento. Ele deve chegar a outros países em breve, visto que os passos para criar uma conta já estão até traduzidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário